fbpx
0%
Still working...

Sobre mim

Vivian Guilherme é escritora, jornalista, compositora e produtora cultural. Graduada em Letras, com pós-graduação em Jornalismo e Filosofia, é mestre em Ciência e Tecnologia (Ufscar). Teve seus primeiros textos publicados em coletâneas do Centro Literário de Rio Claro (Clirc), sua cidade natal, no começo dos anos 2000. Lançou seu primeiro romance em 2022, intitulado “O cara do pôster”. Foi eleita Personalidade Musical do ano por duas vezes (2008 e 2011) no Prêmio GRC Music, por seus trabalhos como idealizadora do Festival Rock Feminino. Em 2021, foi a segunda colocada na categoria mídia do Prêmio Juíza Viviane Vieira do Amaral, que contempla ações no combate à violência contra a mulher. Atuou como jornalista e editora nos jornais Diário do Rio Claro, Jornal Regional e Jornal Cidade. Adora romance, música, doces e tudo que pode surgir dessa combinação.

 

Wattpad: VivianGuilherme
Instagram: @vivianguilherme
Twitter: @vivianguilherme
Facebook: /vivianguilherme


BIOGRAFIA

Vivian Guilherme teve suas primeiras publicações em coletâneas de contos e poemas do Centro Literário Rio Claro, no período em que participou do grupo entre os anos de 2003 a 2007. Cursou Letras Português/Inglês, posteriormente, Publicidade e Propaganda, a pós-graduação em Jornalismo e em Filosofia e o mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCAR. No jornalismo trabalhou em 3 jornais impresso, sendo dois deles como chefe de redação.

vivian guilhermeEntretanto, seu destaque é o trabalho com a música. Idealizadora do projeto Rock Feminino, começou a ideia do festival aos 18 anos, quando editava um fanzine feminista e teve a iniciativa de organizar o festival, que se tornou realidade no ano seguinte, em 2003. Pelos trabalhos no festival, foi eleita Personalidade Musical do Ano (2008 e 2011) pelo Prêmio GRC Music, além de ter recebido moção de aplausos pela Câmara Municipal, em 2010, em reconhecimento aos 10 anos de atuação frente ao projeto. Por sete anos escreveu a coluna Play, no Jornal Cidade, na qual destacava artistas da cidade de Rio Claro e também apresentou o programa Liquidificador, na TV Cidade Livre, cobrindo eventos musicais. Além dos trabalhos na imprensa, atuou como produtora musical e é técnica em áudio profissional. Foi membro da Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin) e do Circuito Fora do Eixo (entre 2004 e 2011) e atuou como jurada de diversos festivais, como Araraquara Rock, Festclip – Festival de Videoclipes, Festival de Música de Corumbataí, FEMO – Festival de Música Online, entre outros.

Assessorou e produziu diversas bandas e artistas, com destaque para as bandas femininas Vernate, Sethy, Valeryana e The Pepperies. No tempo em que ocupou a diretoria da Associação Grupo Auê ajudou na produção e realização dos eventos: I Encontro LGBT de Rio Claro (contemplado edital Proac 2011), Ó o Auê aí ó (contemplado edital Proac 2011), Grito Rock (2007 a 2011), entre outros. Participou da redação do livro “Acirc – 90 anos”, responsável pelo capítulo “Cultura”, que descreve a história do desenvolvimento cultural na cidade de Rio Claro. É webmaster do site rockfeminino.com.br e já integrou cerca de dez bandas de rock.